sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO - Haitianos têm curso de Informática e Português na UEA de Tabatinga


A UEA oferece curso de Português e Informática para haitianos, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, desde o dia 7 de janeiro. As aulas são focadas em direito e cidadania brasileira e ocorrem aos sábados, divididas em quatro turmas, somando 140 haitianos, informou o diretor da unidade da UEA em Tabatinga, Antônio Estanislau Sanches.

A metodologia adotada no curso de Português segue os mesmo parâmetros empregados no curso de capacitação em Língua Portuguesa para Estrangeiros, ministrado há seis anos na UEA de Tabatinga para a comunidade estrangeira residente na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Já as aulas de Informática têm didática transdisciplinar para ensinar os conceitos de inclusão social da comunidade haitiana no Brasil aliado aos ensinamentos da área de computação.

“O maior desafio nos cursos é a comunicação entre os professores e os alunos, já que alguns haitianos não conhecem a língua portuguesa e nem a espanhola”, avalia o diretor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga. As apostilas usadas nos cursos são feitas com “muitas imagens para facilitar a compreensão do significado das expressões idiomáticas”.

O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga está localizado na Avenida da Amizade, nº. 74, bairro Centro, em Tabatinga, e oferece os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Educação Física, Geografia, Letras em Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Pedagogia com Licenciatura Intercultural Indígena e Tecnologia em Gestão de Turismo.



Por Rafael S. Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário