quarta-feira, 18 de abril de 2012

Encontro do PROUNI em Manaus debate Casa e Passe Livre para estudantes Prounistas

Proposta foi elogiada por Valmor Bolan, presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do ProUni
No último dia 12, em Manaus,  a Faculdade Dom Bosco, recebeu mais um encontro de estudantes prounistas da Caravana da UNE Brasil +10. O encontro reuniu mais de 200 estudantes beneficiários do programa ProUni e o professor Valmor Bolan, presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do ProUni (CONAP) para discutir juntamente com a UNE os principais problemas do programa e possíveis soluções.
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos estudantes beneficiados do programa é permanecer na universidade e finalizar o curso. Gastos com transporte, alimentação, custo de material (xerox e livros), por exemplo, são dificuldades diárias que se colocam na vida desses estudantes. Atualmente, existe um debate muito forte levantado pela UNE em relação ao passe livre para estudantes prounistas. A União Estadual dos Estudantes de São Paulo, por exemplo, tem uma campanha específica para essa reivindicação.
“É hora de ter coragem e enfrentar o debate do passe livre para o estudante brasileiro”, disse o  ex-presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovic, presente no encontro. O estudante foi além, “A vaga do ProUni é uma vaga pública. Por que não pensar em uma casa do estudante para o prounista?”, questionou.
A proposta de criação de uma “Casa do Estudante” para prounistas causou forte impacto no debate. Para o professor Valmor, “é um discurso comprometido com o sistema de apoio complementar ao prounista, e que faz um diagnóstico correto da situação desses estudantes”.
O professor Valmor já havia participado do primeiro encontro de prounistas realizado na Caravana da UNE em Brasília, dia 29. Para ele, os esses encontros proporcionados pela Caravana em todo o Brasil são importantes por cumprirem um papel importante na formulação de uma pauta de reivindicação consistente. “A Caravana ajuda a unificar o discurso nacional e fortalece o movimento estudantil”, afirmou.
A CONAP, comissão da qual oValmor é presidente,  é uma comissão que acompanha o andamento do ProUni em todo o Brasil, cada universidade conta com uma comissão local própria, a COLAP que tem a mesma função em pequena escala. O professor mostrou-se bastante satisfeito com a atuação das comissões locais do estado do Amazonas. “O Amazonas  é um estado que me traz sugestões orgânicas para o programa com inúmeros insights que não pareceram em outros encontros.

Camila Hungria, de Manaus / Foto Fábio Bardella

Nenhum comentário:

Postar um comentário