quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mais Conquistas: ESTATUINTE da UEA é realidade




Há bastante tempo os discentes, docentes e Técnico-administrativos lutam pela Estatuinte da nossa Universidade, sabendo que o nosso Estatuto é de 11 anos atrás, não condiz mais com a sua realidade e complexidade. Hoje somos a maior Universidade do Amazonas em números de alunos, com aproximadamente 25 mil. Tivemos um crescimento enorme na quantidade de Cursos ofertados na capital e no interior. Fazemos parte de uma instituição que precisa ter mais Autonomia, tanto administrativa quanto financeira. Por conta disso a luta dos principais agentes é para que tenhamos de fato um Estatuto que tenha a cara da UEA de hoje e preparada para o futuro. Desta forma, essa nossa batalha vem ao longo dos anos tendo êxito e graças à pressão dos segmentos é que de fato iniciamos o Processo Estatuinte da nossa instituição.

O DCE Gestão "Transformar o sonho em realidade" não ficou de fora dessa importante luta, fizemos parte em junho de 2012 da Comissão de Trabalho que elaborou a Minuta que regerá todo o Processo Estatuinte. Nesta comissão nossa principal bandeira defendida foi Paridade nas Comissões de base das unidades e na composição dos delegados para o Congresso Estatuinte. Garantimos a presença do DCE na CEPE (Comissão Executiva do Processo Estatuinte), esta que conduzirá todo o processo de organização, discussão e sistematização do novo Estatuto.
No dia 07 de Dezembro de 2012, participamos como membro da primeira reunião da CEPE, onde deliberamos sobre o Cronograma que, iniciou-se em Novembro de 2012 com a publicação de Portaria do Reitor nomeando os Membros da CEPE assim como consta na Minuta do Processo Estatuinte, passando pela elaboração do Texto-roteiro e toda a discussão com a comunidade acadêmica se dará a partir do primeiro semestre do ano letivo de 2013 nas unidades da UEA. 


Seguindo os Eventos Pré-Estatuinte nas Escolas da Capital no dia 04/03 – ESAT, 05/03 – ESA, 05/03 – ESO, 07/03 – ENS, 08/03 – EST; nos Centros Superiores de São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Parintins, Itacoatiara - será entre os dias 12 a 19 de Março e nos Núcleos acontecerá no dia 11/03 pelo sistema de Vídeo conferência (IPTV). E o DCE percorrerá junto com a CEPE as unidades da Capital e interior divulgando o Processo Estatuinte da Universidade.

Portanto, consideramos uma vitória o inicio desse processo que é caminho para consolidação da nossa Universidade e mais uma vez estaremos firmes na defesa deste importante patrimônio para a população Amazonense. Onde muitas famílias podem ter a certeza de que os seus filhos terão uma instituição que formará não só para o mercado de trabalho, mais um cidadão para o futuro. Tudo isso será possível se todos nós decidirmos caminharmos juntos em defesa de uma universidade autônoma, consolidada no âmbito da pesquisa, que tenha um ensino de qualidade e forme bons profissionais.



 Saudações estudantis!


Presidente do DCE-UEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário